5 passos para escolher o anel de noivado certo

Neste post damos-te 5 dicas que deves ter em conta antes de embarcares nesta aventura.

Sentir o peso de encapsular numa peça de joalharia toda a vossa história de amor com passado, presente e futuro, não parece tarefa fácil, mas é por isso que estamos por cá. 

1 DEFINIR UM ORÇAMENTO 

Um anel de noivado é um investimento para a vida, mas é importante definir quanto queres e podes investir. 

A regra dos “dois meses de ordenado” está desatualizada e não faz sentido contrair uma dívida por causa de um anel. Queremos ajudar-te a escolher o melhor anel dentro do teu budget, mas é importante que faças essas contas para que, na altura da compra, não tenhas surpresas desagradáveis. 

2 CONHECER OS 4C’s

Esta é a parte mais “técnica” da seleção do anel. 

Não precisas de entrar em pânico, nesta parte do processo podes contar connosco para esclarecer as tuas dúvidas. Ainda assim, é bom conhecer os conceitos de uma forma simplificada para estares mais informado no ato da compra. 

É através da análise destes fatores que é determinado o valor de um diamante: 

Clarity (pureza)

Se tiver poucas inclusões, a pedra será mais cara. 

A pureza é determinada numa escala que vai do F (pedra extremamente limpa) ao I (pedra com várias misturas de formação que “polui” a pedra e inclui vários minerais no seu interior visíveis a olho nu). 

Colour (Cor)


Num diamante, na realidade a cor é a ausência da mesma. Quanto maior for a ausência de cor, maior é o valor da pedra.

Normalmente todos diamantes têm um ligeiro tingimento amarelo, quanto menos perceptível ele for, mais rara e mais valiosa é a pedra. 

A escala de cores começa no D (melhor cor possível, mais branca) e vai até ao Z (pedra com tingimento visivelmente amarelo ou castanho).

Nesta escala GIA, selecionamos com todo o cuidado diamantes de cor D a o H para as jóias Carlton.


Cut (corte)

Os diamantes têm a particularidade de refletirem a luz de uma forma que poucas pedras conseguem, com uma intensidade espetacular. 

O corte ou lapidação da pedra, pode parecer ao primeiro impacto, o “C” menos relevante, mas é um factor que não deve nunca ser descurado. Uma pedra com um bom talhe brilha muito mais, e uma boa pedra com uma má lapidação pode ficar completamente arruinada.

A escala da lapidação vai desde o Excelente ao Pobre.

Na imagem abaixo conseguimos perceber bem como uma pedra mal lapidada não reflete a luz da forma que um diamante é capaz, mostrando ausência de cintilar.

Carat (peso)

De uma forma muito simplificada Carat Weight mede o peso de um diamante. Esta unidade de medida é usada só para pedras preciosas.

Quando todos os outros fatores são iguais, o valor do diamante aumenta com o seu tamanho, porque quanto maior for, mais raro e também mais desejado se torna. 


Dica Carlton

No caso de não ser possível escolher o melhor em todos estes parâmetros, opta por um melhor grau de pureza e um corte Muito Bom ou Excelente. Assim tens a garantia que tens uma pedra bonita e brilhante. 


3 PENSAR A LONGO PRAZO

É fundamental que o anel tenha em consideração o gosto dela e o estilo de vida. 

O anel de noivado deve ser a extensão dela, porque é suposto ser uma peça que a vai acompanhar grande parte dos seus dias. Deve ser confortável e adaptar-se facilmente à sua rotina diária. 

Tem em consideração o seu dia-a-dia.

Se ela for uma pessoa muito ativa, deves ter em consideração materiais resistentes como ouro e diamantes e o modelo deve ser mais achatado para não interferir com essas atividades. 

É importante escolher o material de que é feito

Se ela for mais romântica com um estilo mais clássico poderá gostar mais de ouro amarelo, se tiver um estilo mais moderno poderá ser mais amante do ouro branco, símbolo de luxo e elegância. 

Acima de tudo, observa o tipo de acessórios que ela mais usa. Vai ser uma grande ajuda.

4 PROCURAR A MEDIDA CERTA PARA O DEDO DELA

Quando ela receber o anel, vai querer usá-lo imediatamente e mostrar a todas as amigas. 

Certifica-te que tiras bem a medida do dedo, usa anéis que ela já tenha para te guiares e fala conosco para te ajudarmos com a medida. 

Se em todo o caso isto falhar, não te preocupes, nós fazemos o ajuste o mais rápido possível, para que ela o possa mostrar a toda a gente num instante. 

5 NÃO APRESSAR A ESCOLHA

Deves pensar na escolha do anel como um momento que só vais viver uma vez na vida. 

Demora o tempo que precisares, faz uma pesquisa extensa, tenta evitar comprar por impulso. Será um momento muito especial que deve ser partilhado pelos dois e ela vai gostar de saber que tiveste em atenção que esta peça vai contar a vossa história. 

Compra o anel só quando estiveres 100% seguro da tua escolha.

Sabemos que esta decisão é muito importante e pode ser difícil, por isso a nossa equipa selecionou alguns exemplos para que te possas guiar.

Próximo
Próximo

3 modelos de anel de noivado que tens de conhecer